Em Loot, 2 a 5 jogadores, jogando individualmente ou 4, 6 ou 8 jogadores jogando em duplas, protagonizam uma disputa em alto mar com o objetivo de pilhar a maior quantidade de ouro dos navios mercantes que ousam atravessar esse perigoso oceano.
Os tipos de cartas do jogo são:
• Cartas de Navios Mercantes: Cartas de Navio Mercante são baixadas durante o jogo pelos próprios jogadores, que disputam suas moedas de ouro usando as cartas de Navio Pirata.
• Cartas de Navio Pirata: As Caveiras presentes nas cartas de Navio Pirata são utilizadas na disputa entre os jogadores para serem os vencedores das pilhagens aos Navios Mercantes. O jogador (ou dupla) com o maior número de Caveiras, somando-se todas suas cartas de Navio Pirata em uma disputa, está na condição de líder daquela disputa, porém, para conquistar aquela carta de Navio Mercante e levar o ouro para si, deve aguardar o início do seu próximo turno, para garantir às outras facções naquela disputa, o direito de resposta, tentando subjugar as outras facções ali presentes. Ao iniciar um novo turno, caso o jogador esteja liderando a disputa por um ou mais Navios Mercantes naquele momento, ele pega as cartas conquistadas e as coloca em um monte separado, que é o seu monte de pilhagem, que será contabilizado ao final da partida para constatar o vencedor.
• Cartas de Capitão Pirata: O Capitão Pirata é uma carta de desempate forte. Ele supera qualquer quantidade de caveiras em um duelo, mas só pode ser jogado somando forças à facção correspondente à sua. O Capitão Pirata só perde uma disputa caso outro jogador coloque na mesma disputa, após o primeiro Capitão ter sido jogado, um segundo Capitão ou o Almirante. No caso de ter mais de um Capitão de Navio em uma disputa, ou mesmo um Capitão e o Almirante, é considerado líder da disputa a carta jogada por último.
• Carta de Almirante: O Almirante tem a mesma função do Capitão Pirata. Ele é um desempate que ignora qualquer quantidade de Caveiras, a diferença dele é que ele só pode ser jogado para proteger Navios Mercantes jogados pelo próprio jogador (ou dupla) que lançou o Navio Mercante ao Mar, e não precisa de nenhuma carta de Navio Pirata antes de ser jogado.
Utilizando-se de algumas facções de piratas contratados, todos tentam ser bem sucedidos em seus ataques aos navios mercantes, tentando não topar com o Almirante. O jogador (ou dupla) que ao final do jogo tiver o maior número de moedas de ouro coletadas, ganha a partida.
COMPONENTES
• 25 cartas de Navios Mercantes com valores variáveis de ouro;
• 48 cartas de Navio Pirata divididas em 4 facções de cores diferentes, sendo (quantidade por facção);
• 1 carta de Almirante;
• 1 manual;